3-1)onde você está trabalhando? 3-2)tem um banco aqui perto? 3-3) porquê você está estudando inglês? 3-4) que horas você começa trabalhar? 3-5)que horas você sai do trabalho? 3-6)quantos irmãos você tem? 3-7)que horas você costuma almoçar? 3-8)onde você vai aos sábados a noite? 3-9)quanto custa um hambúrguer? 3-10)quantas vezes por semana você estuda?
Texto1:Marcelo mora em Curitiba. Ele mora com sua esposa e dois filhos. Ele é um técnico de segurança. Ele estudou no Senai e se formou em 2004. Sua esposa é professora. Ela estudou no Instituto Manoel Marinho. Eles se mudaram de Volta Redonda há alguns anos. Ele trabalha de segunda a sexta-feira. Ela trabalha todas as tardes, das 1 às 5. Ele vai trabalhar a pé e ela vai de carro. Ele estuda inglês na terça e quinta-feira, às 19 horas. Ela estuda italiano em casa. Ela pratica seu italiano pela Internet. Em seu tempo livre, são voluntários em uma escola primária. Eles lêem histórias para crianças pequenas. Nos fins de semana, eles visitam seus amigos ou seus pais. Às vezes eles ficam em casa e ouvem música. Eles sempre vão à igreja no domingo de manhã.
Texto2:The Romans(Os romanos)
Os romanos chegaram à Grã-Bretanha em 43 dC. Eles construíram uma cidade no rio Tamisa. Eles chamaram a cidade de Londinium. Logo eles construíram uma ponte sobre o rio. Londinium cresceu. Navios chegaram à cidade de toda a Europa. Os romanos construíram estradas de Londinium para outras partes da Grã-Bretanha. No ano 400, havia cinquenta mil pessoas morando na cidade. (fonte: História de Londres - Simon Jenkins)
Texto3: William O Conquistador
Em 1066, Guilherme, o Conquistador, veio para a Inglaterra. Guilherme foi o duque da Normandia na França. Ele venceu a Batalha de Hastings e se tornou rei da Inglaterra. William morava em Londres, mas tinha medo do povo de Londres. Ele construiu a Torre Branca para se sentir seguro. Agora é a parte mais alta da Torre de Londres. Muitos turistas visitam a Torre de Londres todos os anos. As jóias da coroa - o ouro e as jóias da rainha - são mantidas lá. Todos os reis e rainhas da Inglaterra moravam em Londres. Era a maior cidade da Inglaterra. Em 1600, havia mais de duzentas mil pessoas morando em Londres.
1) A- Does 1) B- Do 1) C- Do 1) D- Does 1) E- Do 1) F- Do 1) G-Does 1) H- Does
2) A- a 2) B- a 2) C- an 2) D- an 2) E- a 2) F- a 2) G-a 2) H- a 2) I- an 2) J- a 2) K- a 2) L- a
3) 1- Onde você está trabalhando? 3) 2- Tem um banco aqui perto? 3) 3- Porquê você está estudando inglês? 3) 4- Que horas você começa trabalhar? 3) 5- Que horas você sai do trabalho? 3) 6- Quantos irmãos você tem? 3) 7- Que horas você costuma almoçar? 3) 8- Onde você vai aos sábados a noite? 3) 9- Quanto custa um hambúrguer? 3) 10- Quantas vezes por semana você estuda?
4) Texto 1: Marcelo mora em Curitiba. Ele mora com sua esposa e dois filhos. Ele é um técnico de segurança. Ele estudou no Senai e se formou em 2004. Sua esposa é professora. Ela estudou no Instituto Manoel Marinho. Eles se mudaram de Volta Redonda há alguns anos. Ele trabalha de segunda a sexta-feira. Ela trabalha todas as tardes, das 1 às 5. Ele vai trabalhar a pé e ela vai de carro. Ele estuda inglês na terça e quinta-feira, às 19 horas. Ela estuda italiano em casa. Ela pratica seu italiano pela Internet. Em seu tempo livre, são voluntários em uma escola primária. Eles lêem histórias para crianças pequenas. Nos fins de semana, eles visitam seus amigos ou seus pais. Às vezes eles ficam em casa e ouvem música. Eles sempre vão à igreja no domingo de manhã.
Texto 2: The Romans(Os romanos)
Os romanos chegaram à Grã-Bretanha em 43 dC. Eles construíram uma cidade no rio Tamisa. Eles chamaram a cidade de Londinium. Logo eles construíram uma ponte sobre o rio. Londinium cresceu. Navios chegaram à cidade de toda a Europa. Os romanos construíram estradas de Londinium para outras partes da Grã-Bretanha. No ano 400, havia cinquenta mil pessoas morando na cidade. (fonte: História de Londres - Simon Jenkins)
Texto 3: William O Conquistador
Em 1066, Guilherme, o Conquistador, veio para a Inglaterra. Guilherme foi o duque da Normandia na França. Ele venceu a Batalha de Hastings e se tornou rei da Inglaterra. William morava em Londres, mas tinha medo do povo de Londres. Ele construiu a Torre Branca para se sentir seguro. Agora é a parte mais alta da Torre de Londres. Muitos turistas visitam a Torre de Londres todos os anos. As jóias da coroa - o ouro e as jóias da rainha - são mantidas lá. Todos os reis e rainhas da Inglaterra moravam em Londres. Era a maior cidade da Inglaterra. Em 1600, havia mais de duzentas mil pessoas morando em Londres.
Atividade 1: 1° Dia - Ganhar peso, para no segundo dia perder. -Exercício para provocar um grande esforço e desgaste muscular. -Musculação e o crossfit, além de alimentação rica em proteínas, (carne e ovos).
2° Dia - Perde peso, para no terceiro dia ganhar novamente. -Exercício para queimar gordura, como a resistência, força e flexibilidade. -Treino hiit, aulas de dança e etc.
3° Dia - Ganhar peso, considerando ficar em forma. - Alimentação equilibrada - Exercício do dia-a-dia
Atividade 2: A História do Boxe
O boxe é uma das competições mais apaixonantes e vibrantes em todo o mundo. Conheça em que consiste a história do boxe e compreenda a evolução de um desporto que combina a inteligência tática à resistência física e agilidade de movimentos.
O que é o boxe O boxe é um desporto de combate que coloca frente a frente dois lutadores que se enfrentam em busca do título de melhor boxeur. Trata-se de uma arte marcial agressiva mas que, ao contrário de outras modalidades como o Muay Thai ou Savate, utiliza apenas os punhos, quer para defender ou atacar. O termo boxe deriva da expressão inglesa “to box” que significa bater ou bater com os punhos (pugilismo). Este estilo de luta é praticado há milhares de anos e tem milhões de adeptos e praticantes em todo o mundo A origem do boxe O boxe como desporto já é conhecido e praticado há várias décadas e a sua origem remonta a Creta em 1500 A.C. Começou por ser praticado na Grécia e em Roma e era um desporto muito violento e desumano, pois os lutadores enfrentavam-se até à morte. Este tipo de luta foi adotado mais tarde pela primeira vez numa Olimpíada em 668 A.C. Tratou-se da 23ª edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e os boxeurs utilizavam faixas de couro nas mãos para proteger os dedos e lutavam até que um deles caísse inanimado ou admitisse a derrota. Com a queda do Império Romano, perdeu-se um pouco a cultura do boxe, mas tudo leva a crer que ele continuou a ser praticado, visto que a sua prática foi assinalada no fim do século IX, no Sul de Inglaterra. A afirmação do boxe a partir do século XVII Depois de um período mais conturbado, em que não se assistiu a qualquer evolução da modalidade, o boxe popularizou-se em Inglaterra, a partir do século XVII. Os boxeurs passaram a combater por dinheiro e isso foi suficiente para surgirem novas técnicas, como a introdução do jogo de pernas e o jogo ofensivo, o que atraiu milhares de novos praticantes. O nobre inglês Marquês de Queensbury sentiu a necessidade de regulamentar este desporto e, como tal, criou determinadas regras para deixar o boxe menos violento, como por exemplo: Os combates passariam a ser dentro de um ringue de cordas da forma como hoje é conhecido; Os lutadores começaram a ser divididos por pesos e categorias; Os boxeurs utilizavam sempre umas luvas de boxe durante um combate. Acabava o boxe a punhos nus; Passou-se a utilizar uma proteção nos dentes; O público ficou separado dos atletas; Cada assalto tinha a duração de três minutos com intervalos de um minuto entre eles para que os atletas conseguissem recuperar as suas forças. Estas alterações contribuíram para o desenvolvimento do boxe como desporto e favoreceram a tática, a velocidade de execução, o aperfeiçoamento desportivo e a estética. Esta evolução e mudança de mentalidade garantiram uma emoção acrescida à prática da modalidade.
Stephany farias 1d
ResponderExcluirEsther Maria , n° 18 2° C
ResponderExcluirDiego lohan, n°10 1°
ResponderExcluirThais Cândido Almeida, n° 39, 1°B
ResponderExcluirNatally Victoria n° 36 1°f
ResponderExcluirLetycia Ventura Pereira, n° 25 1° E
ResponderExcluirquestão 3 da biografia ô produtor segundario e o rato.
ExcluirNatally Victoria n° 36 1°f
ResponderExcluirAmanda do Vale Borges
ResponderExcluirN°01
1°B
Vinícius Correia, n°40, 2°E
ResponderExcluirGabriel Freitas n°17 2°a
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirKetlyn Costa, n°26 1°D
ResponderExcluirVictoria Alves , n°32 3°B
ResponderExcluirnome:Gabriel de souza sales,n°11 1°b
ResponderExcluirRebeca Ramos Teixeira, n°39 2A
ResponderExcluirMateus Henrique Da Silva N°25 2°B
ResponderExcluirMateus Henrique Da Silva N°25 3°B
ResponderExcluirMateu Henrique n°25 2°B
ResponderExcluirKevin Gonçalves de Sousa, Nº 20, 2ºE
ResponderExcluirDouglas jesus Silva n°8 3°A
ResponderExcluirDouglas jesus Silva n°8 3°A
ResponderExcluirAllice Stephany Pivotto Ferreira, 2°F, não vai ter link de lições para a turma da noite ?
ResponderExcluirYan Souza da Silva, n° 45 2° E
ResponderExcluirGabriel de Souza. N°12. 3° Ano A
ResponderExcluirKethelyn Silva 3C
ResponderExcluirRyan Zulato Dos Santos n° 29 3° C
ResponderExcluirMayara Rufino da Conceição, n°37 2°C
ResponderExcluirLuizf.azevedo ferreira n•35 2• ano c
ExcluirGlauco Manoel n° 16 2°B
ResponderExcluirN°17
ExcluirAllisson Rodrigo Santos da Silva N°1, 3°ano A
ResponderExcluirAllisson Rodrigo Santos da Silva, N°1, 3°ano A
ResponderExcluirAllisson Rodrigo Santos da Silva, N°1, 3°ano A
ResponderExcluirAllisson Rodrigo Santos da Silva, N°1, 3°ano A
ResponderExcluirAllisson Rodrigo Santos da Silva, N°1, 3°ano A
ResponderExcluirEsther Maria, n° 18 2° C
ResponderExcluirBeatriz Santos, n.7 1.A
ResponderExcluirRaquel Saturnino n° 33 2°c
ResponderExcluirRaquel Saturnino n°33 2°C
ResponderExcluirDenise da Silva Cerqueira, n•10
ResponderExcluir1D
Camili dos anjos barbosa , N°13 2°A
ResponderExcluirDouglas jesus Silva n°8 3°A
ResponderExcluir
ResponderExcluircamilly rodrigues n12 2 c
ResponderExcluirGabriel de Souza n°12 3°A
ResponderExcluirAnna karolina marques rocha , n°5 1°A
ResponderExcluirraquel saturnino n 33 2 c
ResponderExcluirDaniel de Jesus Pereira,N° 6 3°A
ResponderExcluirAna Kezia, 3°C
ResponderExcluirKauã dos santos lima N°28 1°F
ResponderExcluirVanessa Costa
ResponderExcluirStephany farias 1d
ResponderExcluirAna Luiza dos Santos Oliveira n°01 1E
ResponderExcluirAna Luiza Dos Santos Oliveira N°01 1°E
ResponderExcluirIsabela Silva Sena n°17 1°A
ResponderExcluirLarissa Vitória 1°D
ResponderExcluir....
ResponderExcluirKamille santos de souza , n ° 21 1°E
ResponderExcluirAna Luiza Gonçalves Moraes, n°2 1°E
ResponderExcluir3 d
ResponderExcluirErick Silva Dantas n°13 2°A
ResponderExcluirGuilherme .R. Ferreira n°21 2c
ResponderExcluirEmily Sanches Rocha N°10 2°E
ResponderExcluirPamela caetano do nascimento 2B N°31
ResponderExcluirRafael Barbosa, N°35 1c
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGeovanna S. Silva Maia n°16 2°B
ResponderExcluirLarissa Pereira Santos n°21 2°D
ResponderExcluirBruna Vieira Guedes n°10 2°C
ResponderExcluirBrenda Vieira Guedes n°07 2°B
ResponderExcluirLiliane Silva n°31 2°C
ResponderExcluirN•35 2•ano c
ExcluirSabrina Vieira 2°B
ResponderExcluirKauan assis dos santos n°20 1°D
ResponderExcluirBruno Leonardo Castelo branco 1°c
ResponderExcluirFelipe Gomes Oliveira de jesus n°11 3°B
ResponderExcluirCarliffa Cristina de Araújo Bezerra N°09 2°B
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAna Beatriz de Souza n°03 2° B
ResponderExcluirAndre luz n03 2A
ResponderExcluirSabrina Araújo N°40 2°A
ResponderExcluirDeyse Amaral n°9 1°E
ResponderExcluirresposta:
ResponderExcluir1-A
2-A
3-C
Giovanna Gabriela Barbosa N° 12 2°E
ExcluirCamilly lima de Andrade n°4 2°D
ResponderExcluirPâmela Silva Lajes
ResponderExcluiraluna do 1 F
Jonathanhenriquediasfernandes N:17 SÉRIE: 3:B
ResponderExcluir1-a) does
1-b)do
1-c)do
1-d)does
1-e)do
1-f)do
1-g)do
1-h)do
2-a)a
2-b)a
2-c)an
2-d)an
2-e)a
2-f)a
2-g)a
2-h)an
2-i)an
2-j)a
2-k)a
2-l)a
3-1)onde você está trabalhando?
3-2)tem um banco aqui perto?
3-3) porquê você está estudando inglês?
3-4) que horas você começa trabalhar?
3-5)que horas você sai do trabalho?
3-6)quantos irmãos você tem?
3-7)que horas você costuma almoçar?
3-8)onde você vai aos sábados a noite?
3-9)quanto custa um hambúrguer?
3-10)quantas vezes por semana você estuda?
Texto1:Marcelo mora em Curitiba. Ele mora com sua esposa e dois filhos. Ele é um técnico de segurança. Ele estudou no Senai e se formou em 2004. Sua esposa é professora. Ela estudou no Instituto Manoel Marinho. Eles se mudaram de Volta Redonda há alguns anos. Ele trabalha de segunda a sexta-feira. Ela trabalha todas as tardes, das 1 às 5. Ele vai trabalhar a pé e ela vai de carro. Ele estuda inglês na terça e quinta-feira, às 19 horas. Ela estuda italiano em casa. Ela pratica seu italiano pela Internet. Em seu tempo livre, são voluntários em uma escola primária. Eles lêem histórias para crianças pequenas. Nos fins de semana, eles visitam seus amigos ou seus pais. Às vezes eles ficam em casa e ouvem música. Eles sempre vão à igreja no domingo de manhã.
Texto2:The Romans(Os romanos)
Os romanos chegaram à Grã-Bretanha em 43 dC. Eles construíram uma cidade no rio Tamisa. Eles chamaram a cidade de Londinium. Logo eles construíram uma ponte sobre o rio. Londinium cresceu. Navios chegaram à cidade de toda a Europa. Os romanos construíram estradas de Londinium para outras partes da Grã-Bretanha. No ano 400, havia cinquenta mil pessoas morando na cidade. (fonte: História de Londres - Simon Jenkins)
Texto3: William O Conquistador
Em 1066, Guilherme, o Conquistador, veio para a Inglaterra. Guilherme foi o duque da Normandia na França. Ele venceu a Batalha de Hastings e se tornou rei da Inglaterra. William morava em Londres, mas tinha medo do povo de Londres. Ele construiu a Torre Branca para se sentir seguro. Agora é a parte mais alta da Torre de Londres. Muitos turistas visitam a Torre de Londres todos os anos. As jóias da coroa - o ouro e as jóias da rainha - são mantidas lá. Todos os reis e rainhas da Inglaterra moravam em Londres. Era a maior cidade da Inglaterra. Em 1600, havia mais de duzentas mil pessoas morando em Londres.
Nome: Letícia Alves De Oliveira
ResponderExcluirN°: 20
Série: 3°B
1) A- Does
1) B- Do
1) C- Do
1) D- Does
1) E- Do
1) F- Do
1) G-Does
1) H- Does
2) A- a
2) B- a
2) C- an
2) D- an
2) E- a
2) F- a
2) G-a
2) H- a
2) I- an
2) J- a
2) K- a
2) L- a
3) 1- Onde você está trabalhando?
3) 2- Tem um banco aqui perto?
3) 3- Porquê você está estudando inglês?
3) 4- Que horas você começa trabalhar?
3) 5- Que horas você sai do trabalho?
3) 6- Quantos irmãos você tem?
3) 7- Que horas você costuma almoçar?
3) 8- Onde você vai aos sábados a noite?
3) 9- Quanto custa um hambúrguer?
3) 10- Quantas vezes por semana você estuda?
4) Texto 1: Marcelo mora em Curitiba. Ele mora com sua esposa e dois filhos. Ele é um técnico de segurança. Ele estudou no Senai e se formou em 2004. Sua esposa é professora. Ela estudou no Instituto Manoel Marinho. Eles se mudaram de Volta Redonda há alguns anos. Ele trabalha de segunda a sexta-feira. Ela trabalha todas as tardes, das 1 às 5. Ele vai trabalhar a pé e ela vai de carro. Ele estuda inglês na terça e quinta-feira, às 19 horas. Ela estuda italiano em casa. Ela pratica seu italiano pela Internet. Em seu tempo livre, são voluntários em uma escola primária. Eles lêem histórias para crianças pequenas. Nos fins de semana, eles visitam seus amigos ou seus pais. Às vezes eles ficam em casa e ouvem música. Eles sempre vão à igreja no domingo de manhã.
Texto 2: The Romans(Os romanos)
Os romanos chegaram à Grã-Bretanha em 43 dC. Eles construíram uma cidade no rio Tamisa. Eles chamaram a cidade de Londinium. Logo eles construíram uma ponte sobre o rio. Londinium cresceu. Navios chegaram à cidade de toda a Europa. Os romanos construíram estradas de Londinium para outras partes da Grã-Bretanha. No ano 400, havia cinquenta mil pessoas morando na cidade. (fonte: História de Londres - Simon Jenkins)
Texto 3: William O Conquistador
Em 1066, Guilherme, o Conquistador, veio para a Inglaterra. Guilherme foi o duque da Normandia na França. Ele venceu a Batalha de Hastings e se tornou rei da Inglaterra. William morava em Londres, mas tinha medo do povo de Londres. Ele construiu a Torre Branca para se sentir seguro. Agora é a parte mais alta da Torre de Londres. Muitos turistas visitam a Torre de Londres todos os anos. As jóias da coroa - o ouro e as jóias da rainha - são mantidas lá. Todos os reis e rainhas da Inglaterra moravam em Londres. Era a maior cidade da Inglaterra. Em 1600, havia mais de duzentas mil pessoas morando em Londres.
Tais Rodovalho de Sousa
ResponderExcluir1° B
Alan Mendes Santos, n°1, 2°A
ResponderExcluirVitória Ketlin aparecida da Cruz,n°40,2°D
ResponderExcluirYasmin dos Santos Gomes N°40, 2°B
ResponderExcluirJennyfer Andrade Santos 3ºA
ResponderExcluirJoão Victor Cordeiro de oliveira
ResponderExcluirN°21
1°D
Eduardo Lopes Galindo n:12
ResponderExcluir2°B
Joicineia dos Santos Bispo
ResponderExcluirN.16
3C
Ellias Santos
ResponderExcluirN°16
2°C
Manuela da Silva Chagas
ResponderExcluir1°B N° 26
Thomas Gomes,n°38 ,2°B
ResponderExcluirVivian Lima 3°A
ResponderExcluirThaynara Ferreira 3°B
ResponderExcluirAtividade 1:
1° Dia - Ganhar peso, para no segundo dia perder.
-Exercício para provocar um grande esforço e desgaste muscular.
-Musculação e o crossfit, além de alimentação rica em proteínas, (carne e ovos).
2° Dia - Perde peso, para no terceiro dia ganhar novamente.
-Exercício para queimar gordura, como a resistência, força e flexibilidade.
-Treino hiit, aulas de dança e etc.
3° Dia - Ganhar peso, considerando ficar em forma.
- Alimentação equilibrada
- Exercício do dia-a-dia
Atividade 2:
A História do Boxe
O boxe é uma das competições mais apaixonantes e vibrantes em todo o mundo. Conheça em que consiste a história do boxe e compreenda a evolução de um desporto que combina a inteligência tática à resistência física e agilidade de movimentos.
O que é o boxe
O boxe é um desporto de combate que coloca frente a frente dois lutadores que se enfrentam em busca do título de melhor boxeur. Trata-se de uma arte marcial agressiva mas que, ao contrário de outras modalidades como o Muay Thai ou Savate, utiliza apenas os punhos, quer para defender ou atacar. O termo boxe deriva da expressão inglesa “to box” que significa bater ou bater com os punhos (pugilismo). Este estilo de luta é praticado há milhares de anos e tem milhões de adeptos e praticantes em todo o mundo
A origem do boxe
O boxe como desporto já é conhecido e praticado há várias décadas e a sua origem remonta a Creta em 1500 A.C. Começou por ser praticado na Grécia e em Roma e era um desporto muito violento e desumano, pois os lutadores enfrentavam-se até à morte. Este tipo de luta foi adotado mais tarde pela primeira vez numa Olimpíada em 668 A.C. Tratou-se da 23ª edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e os boxeurs utilizavam faixas de couro nas mãos para proteger os dedos e lutavam até que um deles caísse inanimado ou admitisse a derrota. Com a queda do Império Romano, perdeu-se um pouco a cultura do boxe, mas tudo leva a crer que ele continuou a ser praticado, visto que a sua prática foi assinalada no fim do século IX, no Sul de Inglaterra.
A afirmação do boxe a partir do século XVII
Depois de um período mais conturbado, em que não se assistiu a qualquer evolução da modalidade, o boxe popularizou-se em Inglaterra, a partir do século XVII. Os boxeurs passaram a combater por dinheiro e isso foi suficiente para surgirem novas técnicas, como a introdução do jogo de pernas e o jogo ofensivo, o que atraiu milhares de novos praticantes. O nobre inglês Marquês de Queensbury sentiu a necessidade de regulamentar este desporto e, como tal, criou determinadas regras para deixar o boxe menos violento, como por exemplo:
Os combates passariam a ser dentro de um ringue de cordas da forma como hoje é conhecido;
Os lutadores começaram a ser divididos por pesos e categorias;
Os boxeurs utilizavam sempre umas luvas de boxe durante um combate. Acabava o boxe a punhos nus;
Passou-se a utilizar uma proteção nos dentes;
O público ficou separado dos atletas;
Cada assalto tinha a duração de três minutos com intervalos de um minuto entre eles para que os atletas conseguissem recuperar as suas forças.
Estas alterações contribuíram para o desenvolvimento do boxe como desporto e favoreceram a tática, a velocidade de execução, o aperfeiçoamento desportivo e a estética. Esta evolução e mudança de mentalidade garantiram uma emoção acrescida à prática da modalidade.
Vanessa Alves Rodrigues 39 n 1 D
ResponderExcluirFilipi Araujo, n°15, 1°c
ResponderExcluirGustavo Mello de Aguiar , n°22 , 1°c
ResponderExcluirElison santos de Vasconcelos ,
ResponderExcluirn°16 , 1F
Lucas Lima Sales, n°23, 2B
ResponderExcluirDeyse Silva Araújo N°11 2°B
ResponderExcluirLayssa Aparecida Ferreira Batista,N°30, 2C
ResponderExcluirAlisson Monteiro 1° A
ResponderExcluirAlisson Monteiro 1° A
ResponderExcluir