3º ano Projeto de vida
1ª) ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA - 3ºB e 3ºC (profª Edna) - 30/03/2020
>>> FAZER UMA PESQUISA SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE
UMA EMPRESA
Instruções:
>> Procure explicitar qual é a importância de cada setor/área na empresa (Logística, Recursos Humanos, Portaria, Comercial, Controladoria, Marketing etc)
>> Vale lembrar que dentro de um Departamento há diversos setores, fale sobre cada um, monte um organograma da empresa.
Obs.: utilize o ORGANOGRAMA CLÁSSICO em sua pesquisa ( há modelos muito bons na web)
Boa sorte, cuide-se, fique bem!
https://samuelmanha20.blogspot.com/
Eds//Word//ATV ESPEC PV 3b 3c– 1 env
>>> FAZER UMA PESQUISA SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE
UMA EMPRESA
Instruções:
>> Procure explicitar qual é a importância de cada setor/área na empresa (Logística, Recursos Humanos, Portaria, Comercial, Controladoria, Marketing etc)
>> Vale lembrar que dentro de um Departamento há diversos setores, fale sobre cada um, monte um organograma da empresa.
Obs.: utilize o ORGANOGRAMA CLÁSSICO em sua pesquisa ( há modelos muito bons na web)
Boa sorte, cuide-se, fique bem!
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Ana Kezia, n°03 3°C
ResponderExcluirKethelyn Silva Almeida n°18 3c
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNome: Gabriel Sales Da Silva Araujo Nº13, 3ºB
ResponderExcluirA IMPORTÂNCIA DO DIRETOR PARA AS EMPRESA
Ele trata de relações entre particulares. Ele regula os direitos e obrigações de sociedades, contratos, propriedade intelectual e também títulos de crédito.
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS
A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Esse fator representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado de transportes.
A IMPORTÂNCIA DO RH PARA AS EMPRESAS
Setor de RH: qual é a sua importância dentro de uma empresa?
O setor de RH é o responsável pela gestão de relacionamento dos colaboradores com a empresa. É de fato uma das áreas mais importantes da organização já que está à frente não só de questões burocráticas, mas estratégicas.
Portanto, o setor de RH é a área responsável por gerenciar todos os assuntos referentes ao relacionamento empresa/empregador.
A IMPORTÂNCIA DA PORTARIA PARA AS EMPRESAS
Ter serviços de PORTARIA é de fundamental importância para a perfeita fluidez dos fluxos de entrada e saída da sua empresa .
É através destes profissionais que é feito o controle de entrada e saída do prédio, identificando cada pessoa, notificando internamente, documentando dados e registrando eventos.
Cabe ao porteiro a importante tarefa de ter domínio total sobre este importante processo, que envolve diretamente a segurança de todos que trabalham no local.
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA UMA EMPRESA
O Marketing tem como objetivo divulgar a marca, serviço ou produto da empresa por meio de ações, sejam de publicidade ou de apelo social para que possam aumentar as vendas e o lucro da empresa.
A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE DE LIMPEZA PARA UMA EMPRESA
limpeza e conservação empresarial é o que define se o ambiente de trabalho está propício para a realização das tarefas diárias. Afinal, a produtividade está diretamente ligada à organização, ao bem-estar e à limpeza de um lugar. Outro aspecto em que a higiene é determinante diz respeito à imagem que os visitantes, fornecedores e consumidores terão em relação à empresa.
DIRETOR
___|_____________
ADIMINISTRAÇÃO
_________|________________________________________
LOGISTICA\ RECURSOS HUMANOS \MARKETING
__________________|______________________________
PORTARIA\ EQUIPE DE LIMPEZA
Joicineia dos Santos Bispo
ResponderExcluirN.16
3C
Debora Conceição Rangel N°09 3°B
ResponderExcluirEstruturas Organizacionais
É o conjunto de meios de recursos através dos quais uma organização se adapta às suas atividades e a envolvente, resolvendo os conflitos que surgem entre a especialização e a coordenação, entre a diferenciação e a integração.
Estrutura: Toda empresa possui dois tipos de estrutura.
Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
Informal: Surge na interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
Tipos principais de estruturas organizativas
•Estrutura Hierárquica Simples;
•Estrutura Funcional Clássica;
•Estrutura Divisional Geográfica;
•Estrutura Divisional por Projectos;
•Estrutura Divisional por Processo;
•Estrutura Divisional por Produto ou Serviço;
•Estrutura Divisional por Grupos de Clientes.
Estrutura Mecanicista
É caracterizada por um elevado grau de diferenciação horizontal.
Estrutura Orgânica
É caracterizada por reduzida diferenciação horizontal.
Estrurura Simples
Constituídas por apenas dois níveis hierárquicos: O gestor e os empregados.
Estrutura Funcional
Conduzem geralmente à adopção de uma nova estrutura organizacional.
Estrutura Divisória
Cada divisão tem os seus próprios especialistas funcionais que estão organizados em departamentos.
Estrutura por Projectos
É uma forma diferente de organizar uma empresa. Cada empreendimento é considerado um projecto e seu responsável será o gerente do projeto.
Estrutura Matricial
É a utilização simultânea de duas ou mais formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização.
Estrutura em Rede
Consta de um único departamento central actuando sobre um brocker e eletronicamente conectado com as outras empresas subsidiárias e independentes e outras empresas independentes.
Estrutura Mintsberg
São constituídas por seis componentes básicos que desempenham diferentes funções e cuja coordenação se pode processar de seis maneiras diferentes:
•O vértice estratégico;
•O núcleo operacional;
•A linha hierárquica média;
•A tecnoestructura;
•A logística;
•A ideologia.
Hierarquia Administrativa
Refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adapta para assegurar a realização das tarefas e o alcance dos seus objetivos.
Divisão do Trabalho
•É o grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas em actividades separadas;
•Segue a tradição cartesiana sobre técnicas de resolução de problemas;
•Assegura que o trabalho distribuído entre os diversos componentes da organização seja devidamente executado. É predominantemente um esquema de controle.
Cadeia de Comando
É uma linha de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização, e, que indica quem se subordina a quem.
Autoridade de Linha e Staff
•Dá-se o nome de linha aos órgãos que têm por objectivo realizar a missão primária da organização;
•Um departamento de linha é responsável pelo comprimento dos objectivos principais da organização;
•Os órgãos de Staff têm a função de apoiar os órgãos de linha para que eles trabalhem melhor;
•Um departamento Staff é o responsável pela acessoria interna dentro das organização.
Amplitude Administrativa
Significa o número de empregados que deve estar adstrito a um administrador;
•Quanto maior a amplitude de controle tanto maior é o número de subordinados para cada administrador.
Organizações Altas e Achatadas
•Uma estrutura alta tem uma amplitude geral estreita e muitos níveis hierárquicos apresentando uma conformação verticalizada;
•Uma estrutura achatada tem uma amplitude ampla e dispersa e poucos níveis hierárquicos apresentando uma conformação horizontalizada.
Centralização/Descentralização
•Centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização.
•Descentralização significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos.
Marcus Vinícius Félix Ramos
ResponderExcluirN°22
3°B
Estruturas Organizacionais
É o conjunto de meios de recursos através dos quais uma organização se adapta às suas atividades e a envolvente, resolvendo os conflitos que surgem entre a especialização e a coordenação, entre a diferenciação e a integração.
Estrutura: Toda empresa possui dois tipos de estrutura.
Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
Informal: Surge na interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
Tipos principais de estruturas organizativas
•Estrutura Hierárquica Simples;
•Estrutura Funcional Clássica;
•Estrutura Divisional Geográfica;
•Estrutura Divisional por Projectos;
•Estrutura Divisional por Processo;
•Estrutura Divisional por Produto ou Serviço;
•Estrutura Divisional por Grupos de Clientes.
Estrutura Mecanicista
É caracterizada por um elevado grau de diferenciação horizontal.
Estrutura Orgânica
É caracterizada por reduzida diferenciação horizontal.
Estrurura Simples
Constituídas por apenas dois níveis hierárquicos: O gestor e os empregados.
Estrutura Funcional
Conduzem geralmente à adopção de uma nova estrutura organizacional.
Estrutura Divisória
Cada divisão tem os seus próprios especialistas funcionais que estão organizados em departamentos.
Estrutura por Projectos
É uma forma diferente de organizar uma empresa. Cada empreendimento é considerado um projecto e seu responsável será o gerente do projeto.
Estrutura Matricial
É a utilização simultânea de duas ou mais formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização.
Estrutura em Rede
Consta de um único departamento central actuando sobre um brocker e eletronicamente conectado com as outras empresas subsidiárias e independentes e outras empresas independentes.
Estrutura Mintsberg
São constituídas por seis componentes básicos que desempenham diferentes funções e cuja coordenação se pode processar de seis maneiras diferentes:
•O vértice estratégico;
•O núcleo operacional;
•A linha hierárquica média;
•A tecnoestructura;
•A logística;
•A ideologia.
Hierarquia Administrativa
Refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adapta para assegurar a realização das tarefas e o alcance dos seus objetivos.
Divisão do Trabalho
•É o grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas em actividades separadas;
•Segue a tradição cartesiana sobre técnicas de resolução de problemas;
•Assegura que o trabalho distribuído entre os diversos componentes da organização seja devidamente executado. É predominantemente um esquema de controle.
Cadeia de Comando
É uma linha de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização, e, que indica quem se subordina a quem.
Autoridade de Linha e Staff
•Dá-se o nome de linha aos órgãos que têm por objectivo realizar a missão primária da organização;
•Um departamento de linha é responsável pelo comprimento dos objectivos principais da organização;
•Os órgãos de Staff têm a função de apoiar os órgãos de linha para que eles trabalhem melhor;
•Um departamento Staff é o responsável pela acessoria interna dentro das organização.
Amplitude Administrativa
Significa o número de empregados que deve estar adstrito a um administrador;
•Quanto maior a amplitude de controle tanto maior é o número de subordinados para cada administrador.
Organizações Altas e Achatadas
•Uma estrutura alta tem uma amplitude geral estreita e muitos níveis hierárquicos apresentando uma conformação verticalizada;
•Uma estrutura achatada tem uma amplitude ampla e dispersa e poucos níveis hierárquicos apresentando uma conformação horizontalizada.
Centralização/Descentralização
•Centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização.
•Descentralização significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos.
Jonas Lucas Silva Baia
ResponderExcluir3°B
Estruturas Organizacionais
É o conjunto de meios de recursos através dos quais uma organização se adapta às suas atividades e a envolvente, resolvendo os conflitos que surgem entre a especialização e a coordenação, entre a diferenciação e a integração.
Estrutura: Toda empresa possui dois tipos de estrutura.
Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
Informal: Surge na interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
Tipos principais de estruturas organizativas
•Estrutura Hierárquica Simples;
•Estrutura Funcional Clássica;
•Estrutura Divisional Geográfica;
•Estrutura Divisional por Projectos;
•Estrutura Divisional por Processo;
•Estrutura Divisional por Produto ou Serviço;
•Estrutura Divisional por Grupos de Clientes.
Estrutura Mecanicista
É caracterizada por um elevado grau de diferenciação horizontal.
Estrutura Orgânica
É caracterizada por reduzida diferenciação horizontal.
Estrurura Simples
Constituídas por apenas dois níveis hierárquicos: O gestor e os empregados.
Estrutura Funcional
Conduzem geralmente à adopção de uma nova estrutura organizacional.
Estrutura Divisória
Cada divisão tem os seus próprios especialistas funcionais que estão organizados em departamentos.
Estrutura por Projectos
É uma forma diferente de organizar uma empresa. Cada empreendimento é considerado um projecto e seu responsável será o gerente do projeto.
Estrutura Matricial
É a utilização simultânea de duas ou mais formas de estrutura sobre os mesmos membros de uma organização.
Estrutura em Rede
Consta de um único departamento central actuando sobre um brocker e eletronicamente conectado com as outras empresas subsidiárias e independentes e outras empresas independentes.
Estrutura Mintsberg
São constituídas por seis componentes básicos que desempenham diferentes funções e cuja coordenação se pode processar de seis maneiras diferentes:
•O vértice estratégico;
•O núcleo operacional;
•A linha hierárquica média;
•A tecnoestructura;
•A logística;
•A ideologia.
Hierarquia Administrativa
Refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adapta para assegurar a realização das tarefas e o alcance dos seus objetivos.
Divisão do Trabalho
•É o grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas em actividades separadas;
•Segue a tradição cartesiana sobre técnicas de resolução de problemas;
•Assegura que o trabalho distribuído entre os diversos componentes da organização seja devidamente executado. É predominantemente um esquema de controle.
Cadeia de Comando
É uma linha de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização, e, que indica quem se subordina a quem.
Autoridade de Linha e Staff
•Dá-se o nome de linha aos órgãos que têm por objectivo realizar a missão primária da organização;
•Um departamento de linha é responsável pelo comprimento dos objectivos principais da organização;
•Os órgãos de Staff têm a função de apoiar os órgãos de linha para que eles trabalhem melhor;
•Um departamento Staff é o responsável pela acessoria interna dentro das organização.
Amplitude Administrativa
Significa o número de empregados que deve estar adstrito a um administrador;
•Quanto maior a amplitude de controle tanto maior é o número de subordinados para cada administrador.
Organizações Altas e Achatadas
•Uma estrutura alta tem uma amplitude geral estreita e muitos níveis hierárquicos apresentando uma conformação verticalizada;
•Uma estrutura achatada tem uma amplitude ampla e dispersa e poucos níveis hierárquicos apresentando uma conformação horizontalizada.
Centralização/Descentralização
•Centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização.
•Descentralização significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos.