1º ano Geografia

Geografia - Professora Solange Ferreira
O FIM DA GUERRA FRIA E O INÍCIO DE UM MUNDO MULTIPOLAR OU UNIPOLAR
Fonte
Com o advento de uma Nova Ordem Mundial, a geopolítica internacional sofreu profundas transformações no início da década de 1990. Isso porque, com o fim da oposição “capitalismo x socialismo”, o mundo se defrontou com uma realidade marcada pela existência de um único sistema político-econômico, o capitalismo. Exceto por Cuba, China e Coreia do Norte, que ainda apresentam suas economias fundamentadas parcialmente no socialismo, o capitalismo é o sistema em vigor no mundo desde o início da década de 90.
À fragmentação do socialismo somaram-se as profundas transformações que já vinham afetando as principais economias capitalistas desde a segunda metade do séc. XX, resultando na chamada Nova Ordem Mundial. As origens dessa nova ordem estão no período imediatamente posterior.
A fragmentação do socialismo somou-se as profundas transformações que já vinham afetando as principais economias capitalistas desde a segunda metade do séc. XX, resultando na chamada Nova Ordem Mundial. As origens dessa nova ordem estão no período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, no momento em que os Estados Unidos assumiram a supremacia do sistema capitalista. Essa supremacia dos EUA fundamentava-se no domínio de armas nucleares, no uso do dólar como padrão monetário internacional, na capacidade de financiar a reconstrução dos países destruídos com a guerra e na ampliação dos investimentos das empresas transnacionais nos países subdesenvolvidos
Durante a Segunda Guerra, os EUA atravessaram um período de crescimento econômico acelerado. Assim, quando o conflito terminou, sua economia estava forte e dinamizada, e esse país assumia o papel de maior credor do mundo capitalista. Além disso, a Conferência de Bretton Woods, que em 1944 estabeleceu as regras da economia mundial, determinou que o dólar substituiria o ouro como padrão monetário internacional. O
Os EUA também financiaram a reconstrução da economia japonesa, visando criar um polo capitalista desenvolvido na Ásia e, desse modo, também impedir o avançado socialismo no continente. A ascensão da economia japonesa foi acompanhada de uma expansão econômica e financeira do país em direção aos seus vizinhos da Ásia, originando uma região de forte dinamismo econômico.
Portanto, com o fim da Guerra Fria, o que se viu foi a emergência de um mundo capitalista liderado pelos Estados Unidos, mas com a presença de outros países muito fortes do ponto de vista econômico – com destaque para o Japão e a Alemanha. Daí, podemos apontar que, do ponto de vista da economia e do comércio internacional, o mundo se tornou multipolar. Contudo, do ponto de vista político e militar, a verdade é que com a queda da União Soviética, não havia mais nenhum país capaz de rivalizar com o enorme poder estadunidense. Portanto, de acordo com esse aspecto, o mundo passou a ser unipolar.
ACELERAÇÃO ECONÔMICA E TECNOLÓGICA
A tecnologia desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial estabeleceu um novo padrão de desenvolvimento tecnológico, que levou à modernização e a posterior automatização da indústria. Com a robotização industrial, aceleraram-se os processos de fabricação, o que permitiu grande aumento e diversificação da produção.
O acelerado desenvolvimento tecnológico tornou o espaço cada vez mais artificializado, principalmente naqueles países onde o atrelamento da ciência à técnica era maior. A retração do meio natural e a expansão do meio técnico-científico mostraram-se como uma faceta do
processo em curso, na medida que tal expansão foi assumida como modelo de desenvolvimento em praticamente todos os países.
Favorecidas pelo desenvolvimento tecnológico, particularmente a automatização da indústria, a informatização dos escritórios e a rapidez nos transportes e comunicações, as relações econômicas também se aceleraram, de modo que o capitalismo ingressou numa fase de grande desenvolvimento. A competição por mercados consumidores, por sua vez, estimulou ainda mais o avanço da tecnologia e o aumento da produção industrial, principalmente nos Estados Unidos, no Japão, nos países da União Europeia e nos novos países industrializados (NPI’s) originários do “mundo subdesenvolvido” da Ásia.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL
Desde que surgiu, e devido à sua essência — produzir para o mercado, objetivando o lucro e, consequentemente, a acumulação da riqueza — o capitalismo sempre tendeu à internacionalização, ou seja, à incorporação do maior número possível de povos ou nações ao espaço sob o seu domínio. No princípio, a Divisão Internacional do Trabalho funcionava através do chamado pacto colonial, segundo o qual a atividade industrial era privilégio das metrópoles que vendiam seus produtos às colônias.
Agora, para escapar dos encargos sociais e do pagamento dos salários conquistados pelos trabalhadores de seus países, as grandes empresas industriais dos países desenvolvidos optaram pela estratégia de, em vez de apenas continuarem exportando seus produtos, também os produz nos países subdesenvolvidos, até então apenas importadores de bens industrializados que consumiam. Dessa maneira, barateando custos, graças ao emprego de mão-de-obra bem mais barata, menos encargos sociais, incentivos fiscais etc., e, assim, mantendo, ou até aumentando lucros, puderam praticar altas taxas de investimento e acumulação.
Grandes empresas de países desenvolvidos, também conhecidas como corporações, instalaram filiais em países subdesenvolvidos, onde passaram a produzir um elenco cada vez maior de produtos. Por produzirem seus diferentes produtos em muitos países, tais empresas ficaram conhecidas como multinacionais ou transnacionais. Ou seja, a Nova Ordem Mundial aprofundou a complexificação da Divisão Internacional do Trabalho, já que muitos países deixam de ser apenas fornecedores de alimentos e matérias-primas para o mercado internacional e se tornam produtores e até exportadores de produtos industrializados – como é o caso do Brasil.
OS POLOS DE PODER NA ECONOMIA GLOBALIZADA
Na nova ordem mundial, a bipolaridade representada por Estados Unidos e União Soviética foi substituída pela multipolaridade. Os polos de poder econômico de maior destaque na atualidade são: Estados Unidos, União Europeia, Japão, China e determinados países emergentes
Fonte: Proenem. com.br/ tudo sobre o ENEM – Geografia.

Nova Ordem Mundial
GEOGRAFIA
Denomina-se por Nova Ordem Mundial o campo político mundial após a Guerra Fria.
A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.
Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.
A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.
Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.
Mudanças na hierarquia internacional
Outra mudança acarretada pela emergência da Nova Ordem Mundial foi a necessidade da reclassificação da hierarquia entre os Estados nacionais. Antigamente, costumava-se classificar os países em 1º mundo (países capitalistas desenvolvidos), 2º mundo (países socialistas desenvolvidos) e 3º mundo (países subdesenvolvidos e emergentes). Com o fim do segundo mundo, uma nova divisão foi elaborada.
A partir de então, divide-se o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos), estabelecendo uma linha imaginária que não obedece inteiramente à divisão norte-sul cartográfica, conforme podemos observar na figura abaixo.

Mapa com a divisão norte-sul e a área de influência dos principais centros de poder
É possível perceber, no mapa acima, que a divisão entre norte e sul não corresponde à divisão estabelecida usualmente pela Linha do Equador, uma vez que os critérios utilizados para essa divisão são econômicos, e não cartográficos. Percebe-se que alguns países do hemisfério norte (como os Estados do Oriente Médio, a Índia, o México e a China) encontram-se nos países do Sul, enquanto os países do hemisfério sul (como Austrália e Nova Zelândia), por se tratarem de economias mais desenvolvidas, encontram-se nos países do Norte.
No mapa acima também podemos visualizar as áreas de influência política dos principais atores econômicos mundiais. Vale lembrar, porém, que a área de influência dos EUA pode se estender para além da divisão estabelecida, uma vez que sua política externa, muitas vezes, atua nas mais diversas áreas do mundo, com destaque para algumas regiões do Oriente Médio.
A “Guerra ao terror”
Como vimos, após o final da Guerra Fria, os Estados Unidos se viram isolados na supremacia bélica do mundo. Apesar de a Rússia ter herdado a maior parte do arsenal nuclear da União Soviética, o país mergulhou em uma profunda crise ao longo dos anos 1990 e início dos anos 2000, o que não permitiu que o país mantivesse a conservação de seu arsenal, pois isso custa muito dinheiro.
Em face disso, os Estados Unidos precisavam de um novo inimigo para justificar os seus estrondosos investimentos em armamentos e tecnologia bélica. Em 2001, entretanto, um
novo inimigo surgiu com os atentados de 11 de setembro, atribuídos à organização terrorista Al-Qaeda.
Fonte: Brasilescola.uol.com/geografia/ nova ordem mundial.

Retomada de Conteúdos:
Nova Ordem Mundial - Questões - Após a leitura dos textos, responda as questões no seu caderno de Geografia.

1) Explique o que significa a expressão “Nova Ordem Mundial” e aponte as suas principais características.
2) A divisão mundial em países de 1º, 2º e 3º mundo tornou-se obsoleta perante a Nova Ordem Mundial. O Mapa acima é demonstrativo da nova divisão mundial existente. Explique, em linhas gerais, as principais características dessa divisão.



3) A ordem mundial atual pode ser destacada pela consolidação dos Estados Unidos como a grande potência militar e a presença desse país ao lado de outras lideranças (UE e China) que se apresentam como grandes potências econômicas. Se seguirmos essa linha de raciocínio, podemos dizer que vivemos em um mundo:
a) unipolar
b) unimultipolar
c) pluripolar
d) multipolar
e) bélico-econômico

4) Guerra Fria antepôs as duas superpotências no conflito Leste-Oeste, os EUA e URSS se utilizaram de organizações armadas para defender-se e defenderem seu sistema de governo, que foram respectivamente:
a) CIA e APEC
b) OTAN e PACTO DE VARSÓVIA.
c) OCDE e COMECOM
d) APEC e CEI
e) OCDE e OTAN


5) Observe e faça uma análise sobre a charge abaixo:

Comentários

  1. Respostas
    1. Maria Gabriella Nº28 1ºE

      1- O significado de expressão da Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria, acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

      Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente.

      2- A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

      3- (B) Unimultipolar

      4- (B) Otan e Pacto de Varsóvia

      5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

      Excluir
    2. Yasmin Oliveira Cavalcante 1°A
      1- Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

      2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

      3- b
      4- b

      5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países.

      Excluir
  2. Vitória Ferreira da Silva, número 40. série:1•e

    ResponderExcluir
  3. Yasmin Maria Matos Ferreira n°44 1°D

    1 - Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2 - A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3 - d) multipolar

    4 -d) APEC e CEI

    5 -Na minha análise a os dois personagens desconhecem os outros pela baixa economia do pais

    ResponderExcluir
  4. Kauan ferreira da Silva n°25 1°D

    1 - Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2 - A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3 - d) multipolar

    4 - d) APEC e CEI

    5 - Na minha análise os dois personagens desconhecem os outros pela baixa economia do pais

    ResponderExcluir
  5. 1- Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- b
    4- b

    5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países.

    ResponderExcluir
  6. Kleberson Oliveira Santos1 de abril de 2020 às 16:41

    Nome:Kleberson Oliveira Santos
    Série:1°A
    Número:25


    1-Nova Ordem Mundial é a ideia de governo global e de equilíbrio de poder.
    Depois da guerra fria, terminou a polarização dos Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2-
    A divisão dos países em 1°,2° e 3° Mundo foi basicamente para separar as potências econômicas.
    E a nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3-
    b)unimultipolar

    4-
    b)

    5-
    Basicamente a charge faz uma crítica ao planeta,a globalização e a nova ordem mundial. Mostrando a diferença econômica entre os países.
    Duas crianças em uma favela,com tudo sucateado, observando um banner em que aparece uma família feliz e com dinheiro. Para eles aquilo é uma realidade diferente e isso fica claro quando um dos garotos pergunta "de qual planeta eles são?", já que muitos não vivem essa luxúria e equidade.

    ResponderExcluir
  7. Nome:Glenda vitória Batista lima
    Série:1°f
    N°-


    1-Nova Ordem Mundial é a ideia de governo global e de equilíbrio de poder.
    Depois da guerra fria, terminou a polarização dos Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2-
    A divisão dos países em 1°,2° e 3° Mundo foi basicamente para separar as potências econômicas.
    E a nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3-
    b)unimultipolar

    4-
    b)

    5-
    Basicamente a charge faz uma crítica ao planeta,a globalização e a nova ordem mundial. Mostrando a diferença econômica entre os países.
    Duas crianças em uma favela,com tudo sucateado, observando um banner em que aparece uma família feliz e com dinheiro. Para eles aquilo é uma realidade diferente e isso fica claro quando um dos garotos pergunta "de qual planeta eles são?", já que muitos não vivem essa luxúria e equidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se quiser parar de copiar do meu eu agradeço, obrigado

      Excluir
  8. Kauany Zulato Santos Amorim 1°A N°24

    1- O significado da expressão Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial, sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente.

    2- A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- (B)Unimultipolar

    4- (B)Otan e Pacto de Varsóvia

    5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países

    ResponderExcluir
  9. Yasmin Maria Matos Ferreira n°44 1°D

    1 - Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2 - A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3 - d) multipolar.

    4 - b) OTAN e PACTO DE VARSÓVIA.

    5 - É uma crítica a globalização e a Nova Ordem Mundial, a diferença econômica dos países e a relação deles entre si. Enquanto crianças pobres passam fome, frio e moram em lugares destruídos, como lixões, favelas e subúrbios, as pessoas ricas esbanjam seu dinheiro em carros caros e mansões, sem se preocupar com o próximo. A diferença de realidade entre essas duas classes faz com que a classe mais baixa não acredite em uma realidade abundante e acomodada como aquela.

    Ps.: Esse sim é o meu, Yasmin Maria. Kauan postou com o meu nome sem querer.

    ResponderExcluir

  10. 1- Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- b
    4- b

    5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países.

    ResponderExcluir
  11. Jackson Oliveira dos Santos
    1° A
    N° 17

    1-
    O significado da expressão Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências

    2-
    A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3-
    D)

    4-
    B)

    5-
    A guinada histórica a que o texto se refere está relacionada ao contexto geopolítico internacional após os atentados de 11 de Setembro de 2011, em que houve uma intensificação das ações militares norte-americanas no Oriente Médio. Tal ação é representada pelas Guerras do Afeganistão e do Iraque e pela luta contra a organização terrorista Al-Qaeda.

    ResponderExcluir
  12. Bianca Gabrielly, N°3, 1°B.
    1- O significado de expressão da Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria, acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente.

    2- A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- (B) Unimultipolar

    4- (B) Otan e Pacto de Varsóvia

    5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

    ResponderExcluir
  13. Thalita Lima pretes N° 40
    1F

    1 - Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2 - A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3 - d) multipolar

    4 -d) APEC e CEI

    5 -Na minha análise a os dois personagens desconhecem os outros pela baixa economia do pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enzo Yungo Mattos n°7,1°B

      1- O significado de expressão da Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria, acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

      Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente.

      2- A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

      3- (B) Unimultipolar

      4- (B) Otan e Pacto de Varsóvia

      5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

      Excluir
  14. Ricardo Fontes Nogueira,1°A
    1- Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- b
    4- b

    5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países.

    ResponderExcluir
  15. João Victor Cordeiro
    1°D
    N°21

    1- O significado da expressão Nova Ordem Mundial é uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global se dividiu
    entre várias potências.

    2- A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos são localizados ao norte e os países subdesenvolvidos são localizados ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3-D) Multipolar

    4-B) Otan e pacto de Varsóvia

    5-ao meu ver a charge mostra a grande diferença entre dois países

    ResponderExcluir
  16. Kawã Da Silva N.Andrade
    1°F
    1 - Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2 - A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3) B
    4) B
    5)levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença de econômica entre 2 países.

    ResponderExcluir
  17. John michael 1F N°26

    1 A geopolitica internacional sofreu profundas tranformaçõe no inicio da decada 1990 isso por que, como fim da posição capitalista x socialismo,o mundo se defrontou de uma realidade marcada pela existencia de um unico sistema politico economico, ocapitalismo

    2) Percebe-se que alguns países do hemisferio norte como os estados unidos e china encontran-se nos sul como Autralia e Nova Zelandia por se traturem de economiais mais desenvolvidas, encontran-se nos paises do norte

    3)B Unimutipolar

    4)B Otan e pacto de Varsovia

    5) Na minha analise a dois personagens desconhecem os outros pela economia do pais

    ResponderExcluir
  18. Jennifer Oliveira do Couto
    Série: 1°ano A
    N° 21

    1- Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- B
    4- B

    5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países.

    ResponderExcluir
  19. Millena Rodrigues 1°D, n°34

    1) O significado de expressão da Nova Ordem Mundial é: basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria, acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente.

    2)A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3) B- unimultipolar

    4) B- Otan e Pacto de Varsóvia

    5)O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países

    ResponderExcluir
  20. Yasmim Quiota Alonso
    1°A

    1-Nova Ordem Mundial é a ideia de governo global e de equilíbrio de poder.
    Depois da guerra fria, terminou a polarização dos Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.


    2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- B

    4-B

    5-A imagem de maneira direta,descreve a diferença econômica entre os países após a divisão pós-nova ordem mundial.


    ResponderExcluir
  21. Felipe Teixeira Sabino 1°D, n°12

    1)A "Nova Ordem Mundial" se trata do atual estado geopolítico mundial, o qual é regido majoritariamente pelo capitalismo e com grande foco nos EUA, determinado após o fim da Guerra Fria nos anos 60.

    2)Após o fim da Guerra Fria, uma nova maneira de se dividir os países foi estabelecida, dessa vez focada em sua capacidade e desenvolvimento econômico. Os países considerados desenvolvidos são os do norte e os não desenvolvidos são os do sul, mas vale lembrar que essa divisão é imaginária e não atende a critérios cartográficos. Um exemplo é a Austrália, que é considerada um país desenvolvido e portanto faz parte do "norte", mas geograficamente falando, está localizada ao sul, abaixo da linha do Equador.

    3)
    D-multipolar

    4)
    B-OTAN e Pacto de Varsóvia

    5)A tira satiriza a forma na qual o capitalismo trata os países subdesenvolvidos, onde apenas aqueles que possuem a maior parte do poderio econômico e de aquisição podem viver a vida que é pregada pelo sistema capitalista, enquanto aqueles que são menos afortunados devem aspirar em se tornar aquilo. É esperado que aquelas pessoas vivam daquela maneira, crescendo de alguma forma.

    ResponderExcluir
  22. João fellipe barros dos Santos Silva N16 1D

    1- Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA

    2-Elas são divididas por suas capacidades econômicas

    3-B-Unimultipolar

    4-D

    5-oque representa a charge é que não condiz com a capacidade econômica entre os países

    ResponderExcluir
  23. Julia Machado das Chagas
    N°:20
    1°E

    1- A nova ordem mundial é
    basicamente a nova onda e ordem de poder de todos os estados nacionais depois da guerra fria.
    Tem como característica a unimultipolaridade, pois tem os Estados Unidos com grande poderio bélico e político, e o surgimento de várias novas potências econômicas.

    2- O mapa descreve bem a nova divisão dos países, no critério econômico. Sendo que os do Sul são os subdesenvolvidos e os do Norte os considerados desenvolvemos. Também está dizendo a área de influência das principais potências internacionais.

    3- B

    4- B

    5-A charge se trata de uma crítica à nova ordem mundial, onde é visto a dificuldade para os mais pobres, vivendo sem condições, com fome e frio. Na imagem mostra duas crianças admirando um banner que mostra uma família feliz e alegre, com dinheiro e grande carros, uma realidade completamente destina das deles, que muitas vezes não tem nem o que comer.

    ResponderExcluir
  24. Nome: Ana Luiza Gonçalves Moraes, N°2 1°E

    1-Denomina-se por Nova Ordem Mundial o campo político mundial após a Guerra Fria.
    A Nova Ordem Mundial , ou Nova Ordem Geopolítica Mundial , significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.
    As principais características foram o avanço na globalização e nos blocos econômicos, e se tornou multipolar, com sua maior potência sendo os Estados Unidos *(mais forte)* e como potências Japão, Alemanha,Reino Unido,Canadá,França.
    Deixou de ser dois países fortes para ter vários fortes.

    2-Essa divisão norte e sul separou os países desenvolvidos ao norte, e os subdesenvolvidos, ou em desenvolvimento, ao sul. Fez-se uma linha imaginária para mostrar a diferença econômica, e quando há diferença econômica, logo haverá diferença social.
    Essa divisão serviu para diferenciar os países ricos e pobres.

    3-B
    4-B
    5-Quando o mundo deixa de ser bipolar ele passa a ser apenas capitalista e é isso que podemos observar nessa charge, o capitalismo em si, a desigualdade social nítida apesar de isso não ser a proposta da famosa “nova ordem mundial”. O mundo ainda é muito desigualdade na questão de economia isso é um fato.

    ResponderExcluir
  25. Micaelle Oliveira
    N°30
    1E

    1- É o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados nacionais após o final da Guerra Fria. Principal característica é a "unimultipolaridade".
    2- O mapa demonstra a nova divisão mundial. Divide o mundo em países do Norte ( desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos). E essa divisão é estabalecida por critérios econômicos.
    3-B
    4-B
    5- A charge representa uma grande desigualdade social e econômica, em que de um lado, há uma família que vive em ótimas condições e a outra que vive muito mal, não tendo nem onde morar e muito menos o que comer. Por isso a família mais necessitada "sugere" que eles sejam de outro planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pra complementar:
      fazendo assim, uma crítica a nova ordem mundial

      Excluir
  26. Nome: Bruno Leonardo Castelo branco 1°C N°07

    1-Nova Ordem Mundial é a ideia de governo global e de equilíbrio de poder.
    Depois da guerra fria, terminou a polarização dos Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2-
    A divisão dos países em 1°,2° e 3° Mundo foi basicamente para separar as potências econômicas.
    E a nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3-
    b)unimultipolar

    4-
    b)

    5-
    Basicamente a charge faz uma crítica ao planeta,a globalização e a nova ordem mundial. Mostrando a diferença econômica entre os países.
    Duas crianças em uma favela,com tudo sucateado, observando um banner em que aparece uma família feliz e com dinheiro. Para eles aquilo é uma realidade diferente e isso fica claro quando um dos garotos pergunta "de qual planeta eles são?", já que muitos não vivem essa luxúria e equidade.

    ResponderExcluir
  27. Manuela da Silva Chagas
    1°B
    N° 26
    1- O significado de expressão da Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria, acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente.

    2- A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- (B) Unimultipolar

    4- (B) Otan e Pacto de Varsóvia

    5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

    ResponderExcluir
  28. Rodolfo Santana Oliveira
    1B
    N°36

    Resposta:

    1- O significado de expressão da Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria, acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente.

    2- A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- (B) Unimultipolar

    4- (B) Otan e Pacto de Varsóvia

    5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

    ResponderExcluir
  29. Nome:Paulo César da Silva Crispim 1°E N°30


    1-Nova Ordem Mundial é a ideia de governo global e de equilíbrio de poder.
    Depois da guerra fria, terminou a polarização dos Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2-A divisão dos países em 1°,2° e 3° Mundo foi basicamente para separar as potências econômicas.
    E a nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- B

    4-B

    5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

    ResponderExcluir
  30. Letycia Ventura Pereira n° 25 1°E

    1-Nova Ordem Mundial é a ideia de governo global e de equilíbrio de poder.
    Depois da guerra fria, terminou a polarização dos Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- B) Unimultipolar

    4- B) OTAN e PACTO DE VARSÓVIA.

    5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países.

    ResponderExcluir
  31. Sabrina Micaele N ° 38 1 E
    1) Nova ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados Nacionais no período que sucede a guerra fria. A nova ordem Mundial é caracterizada pela Unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no Campo bélico e político , e a emergência de vários potenciais no campo econômico: china , União Europeia, Japão e o próprio Estados Unidos.

    2) A Nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma , os países considerados desenvolvidos localizam - se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia , China e Japão.

    3 ) B ) Unimultipolar.
    4 ) B ) Otan e pacto de Varsóvia.

    5 ) A Charge Faz Críticas ao Processo de Globalização, A desigualdade forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas , valores morais , princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma Ideologia dominante , então os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando , assim , suas matrizes tradicionais.

    ResponderExcluir
  32. Nome: Samanta Brito Couto
    N°: 37 série: 1° C
    1: O significado da expressão Nova Ordem Mundial é basicamente uma ideia de governança global e de equilíbrio de poder, ou seja, depois da guerra fria acabou a polarização Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    Essas são as principais características da expressão Nova Ordem Mundial, sendo que Woodrow Wilson foi o idealizador norte-americano do termo, que abrange novas formas de relações de poder mundial, mais equilibradas que antigamente

    2:1,2 e 3 mundo era uma forma de dividir o mundo de forma econômica.

    Primeiro mundo eram os países capitalistas industrializados, bem sucedidos. Esses eram os países que de acordo com essa classificação eram os mais potentes.

    Segundo mundo eram os países capitalistas em desenvolvimento ou em fase de industrialização, ou seja, que tinha o modelo econômico em crescimento, mas que ainda não era tão fortes.

    O terceiro mundo, eram os países socialistas.

    3:B- Unimultipolar

    UNI: potência militar (Estados Unidos)

    MULTI: potências econômicas (Estados Unidos, China e União Europeia).

    4: B- OTAN e PACTO DE VARSÓVIA

    5: análise - é uma crítica ao capitalismo, pois mostra que a sociedade está dividida entre quem tem mais capital e quem não tem. E que a diferença é tão grande, que é como dois mundos diferentes.

    ResponderExcluir
  33. Thalita Carbone de Souza 1°b N°40

    1.Significa basicamente uma nova ideia de governança global e um equilíbrio de poder. As principais características são: a globalização; o mundo está interligado de diversas formas, seja culturalmente, economicamente ou politicamente falando e os Os blocos econômicos; com o êxito das integrações europeias, os países nesta nova ordem procuram através de blocos, tratados bilaterais e uniões aduaneiras, aumentar seu poder de barganha e de influência econômica no mundo.

    2. A nova divisão basicamente divide os países considerados mais desenvolvidos economicamente (norte) dos considerados subdesenvolvidos economicamente (sul).
    Também diz respeito às áreas de influência dos EUA , União Europeia, China e Japão, que são atualmente as grandes potências mundiais.

    3. b) Unimultipolar

    4. b) OTAN e Pacto de Varsóvia

    5. a Globalização interliga o mundo e faz com que as pessoas consigam interagir entre si falando-se de economia, cultura, sociedade e política.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Ketlyn Costa, n°26, 1°D

    1- Nova Ordem Mundial é o campo político mundial após a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, juntando os conceitos de unipolar, onde os Estados Unidos se sobressai como a grande potência econômica e militar em todo o mundo, e multipolar, diversas potências regionais em todo o mundo, sendo que claro, os Estados Unidos evidentemente continua sendo a maior dentre todas elas, mas não a única.

    2- Esse conceito consistia na ideia de divisão do mundo em três formas de maneira econômica: países de 1°, 2° 3° mundo. Os de 1° mundo, eram os capitalistas, industrializados e de forma geral, bem sucedidos. Os de 2° mundo, eram os países capitalistas mas em desenvolvimento ou em fase de industrialização, ou seja, que tinha o modelo econômico em crescimento, mas que ainda não era tão fortes. E os países de 3° mundo, eram os socialistas.

    3- B) Unimultipolar.

    4- B) OTAN e Pacto De Varsóvia.

    5- A charge faz uma crítica a Globalização e a Nova Ordem Mundial, onde as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos fazem um contraste gritante entre as realidades, parecendo algo de outro mundo.

    ResponderExcluir
  36. Isabela Silva Sena
    N°17
    1°A

    1)A Nova Ordem Mundial aconteceu depois da Guerra Fria,a guerra entre capitalismo e socialismo.Depois dessa guerra,os Estados Unidos se tornou soberano diante de qualquer outro país rival com os Norte-Americanos.O mundo passou a ser multipolar,pois o poderio militar já não era a principal potência global,más sim o econômico.

    2-Atualmente o mundo é dividido entre Norte e Sul,de modo que no Norte encontra-se as nações desenvolvidas e,ao Sul encontra-se as nações subdesenvolvidas ou emergentes.

    3-D)Multipolar

    4-B)OTAN e PACTO DE VARSÓVIA

    5-A charge mostra dois lados de vida,de um reflete uma situação de vida precária,e do outro uma vida bem sucedida.
    Levando em conta de que,quem está na situação ruim,vê quem está com a vida estável e acha que é impossível ela também ter uma vida igual.Considerando um lado da globalização e do outro a Nova Ordem mundial.

    ResponderExcluir
  37. Debora Cristina Clemente Dos Santos
    n°8
    1 ano E

    1-Nova Ordem Mundial é a ideia de governo global e de equilíbrio de poder.
    Depois da guerra fria, terminou a polarização dos Estados Unidos e União Soviética, sendo que o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2-A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3- B) Unimultipolar

    4- B) OTAN e PACTO DE VARSÓVIA.

    5- O processo de Globalização está relacionado à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. No meu ponto de vista a Charge mostra a diferença econômica entre 2 países.

    ResponderExcluir
  38. Michelle Almeida
    1°E

    1) Nova Ordem Mundial significa equilíbrio de poder e governança global, depois da guerra fria, acabou a polarização União Soviética e Estados Unidos, o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2) A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3) B

    4) B

    5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

    ResponderExcluir
  39. Thais Cândido Almeida
    N°39
    1°B

    1- A nova ordem mundial significa um novo equilíbrio de forças ,uma governança global,envolvendo 4 potências e 3 pólos de poder.

    2- A nova divisão que está no mapa ,está dividindo o mundo em países do Norte e do Sul.Assim também tendo uma divisão econômica ,onde os países do Norte são desenvolvidos e os países do sul subdesenvolvidos.
    Também mostra no mapa a respeito das áreas de influência ,que são, Estados Unidos ,União Europeia, China e Japão.

    3- (B) Unimultipolar

    4- (B) Otan e Pacto de Varsóvia

    5-A charge apresenta uma crítica na Globalização e na Nova Ordem Mundial ,onde assim mostra um lado de vida com a situação difícil ,precária, e do outro lado uma vida boa ,bem sucedida .

    ResponderExcluir
  40. João Victor L..Guimarães
    N°:21
    1°D

    1 - A Nova Ordem Mundial significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.

    2 - Ela dividia os países do mundo em ideias ultrapassados.

    1,2 e 3 mundo era uma forma de dividir o mundo de forma econômica.

    Primeiro mundo eram os países capitalistas industrializados, bem sucedidos. Esses eram os países que de acordo com essa classificação eram os mais potentes.

    Segundo mundo eram os países capitalistas em desenvolvimento ou em fase de industrialização, ou seja, que tinha o modelo econômico em crescimento, mas que ainda não era tão fortes.

    O terceiro mundo, eram os países socialistas.

    3 - B) Unimultipolar

    4 - B) OTAN e Pacto de Varsóvia

    5 - A charge mostra uma diferença econômica entre dois países

    ResponderExcluir
  41. Carlos Eduardo da Silva n°9 1°C

    1.Significa basicamente uma nova ideia de governança global e um equilíbrio de poder. As principais características são: a globalização; o mundo está interligado de diversas formas, seja culturalmente, economicamente ou politicamente falando e os Os blocos econômicos; com o êxito das integrações europeias, os países nesta nova ordem procuram através de blocos, tratados bilaterais e uniões aduaneiras, aumentar seu poder de barganha e de influência econômica no mundo.

    2. A nova divisão basicamente divide os países considerados mais desenvolvidos economicamente (norte) dos considerados subdesenvolvidos economicamente (sul).
    Também diz respeito às áreas de influência dos EUA , União Europeia, China e Japão, que são atualmente as grandes potências mundiais.

    3. b) Unimultipolar

    4. b) OTAN e Pacto de Varsóvia

    5. a Globalização interliga o mundo e faz com que as pessoas consigam interagir entre si falando-se de economia, cultura, sociedade e política.

    ResponderExcluir
  42. Anna Luiza Alves Cerqueira dos Santos, Nº6, 1A.

    1. A expressão Nova ordem mundial significa uma ordem unificada, uma única ordem que comanda o mundo. Umas das principais características da Nova ordem mundial é que com a queda do regime socialista da União Soviética, a maioria dos países adotaram o sistema capitalista e o capitalismo se tornou o sistema político dominante. Assim tornando os Estados Unidos uma referência econômica e política.
    O mundo se torna multipolarizado e não mais bipolarizado.

    2. A principal característica da divisão mundial em países é que não corresponde a Linha do Equador, já que os critérios utilizados para essa divisão econômicos e não cartográficos.

    3. D) Multipolar.

    4. B) OTAN e Pacto de Varsóvia.

    5. O charge faz uma crítica a Globalização da Nova Ordem Mundial, que trás de uma forma implícita a desigualdade entre os países. Podemos observar isso através de dois modos de vida ou sociedade, em um há extrema miséria, sujeira e pobreza, que representaria nessa imagem os países subdesenvolvidos, já no outro tipo de sociedade que está sendo apresentado em um banner, existe muito dinheiro, luxúria e boa vida. Essa teoria se confirma ainda mais quando uma das pessoas que esta do lado podre aponta para o banner e pergunta “ De qual planeta eles são?”, assim deixando evidente o desconhecimento de tal vida.

    ResponderExcluir
  43. Giselle Rodrigues N°22 1°C

    1) A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.












    2)Primeiro Mundo = países capitalistas desenvolvidos. Exemplos: Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Segundo Mundo = países socialistas industrializados/países em desenvolvimento. Exemplos: China, Rússia, Brasil, Argentina, México e Índia.
    Com o fim do segundo mundo, uma nova divisão foi elaborada.
    A partir de então, divide-se o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos), estabelecendo uma linha imaginária que não obedece inteiramente à divisão norte-sul cartográfica

    3-b

    4)B

    5) Á charge faz criticas a globalização às diferenças econômicas é a diferença em suas realidades, o menino deve estar pensando , como um mesmo mundo , por ter realidades tão absurdamente diferentes.

    ResponderExcluir
  44. Raiane Queiroz, N°38, 1°Ano A

    Resposta 1-- Nova Ordem Mundial é a lógica internacional da ordem de poder entre os Estados nacionais no período que sucede a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA.

    Resposta 2--A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do norte e países do sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma, os países considerados desenvolvidos localizam-se ao norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são, respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3-B

    4-B

    Resposta 5- É uma crítica a globalização e a Nova ordem mundial, a diferença econômica dos países, ambos tem uma vida diferente um do outro, um com um nível de pobreza e o outro luxúria.

    ResponderExcluir
  45. Alisson Monteiro 1°A

    1) Nova Ordem Mundial significa equilíbrio de poder e governança global, depois da guerra fria, acabou a polarização União Soviética e Estados Unidos, o poder a nível global dividiu-se entre várias potências.

    2) A nova divisão apresentada no mapa divide o mundo em países do Norte e países do Sul e segue os critérios econômicos. Dessa forma os países considerados desenvolvidos localizam-se ao Norte e os países subdesenvolvidos localizam-se ao Sul. A divisão proposta no mapa também diz respeito às áreas de influência das principais potências internacionais que são respectivamente, Estados Unidos, União Europeia, China e Japão.

    3) B

    4) B

    5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.





    ResponderExcluir
  46. Pâmela Silva Lanes 1-F

    Resposta:


    1-A Nova Ordem Mundial,ou Nova Ordem Geopolítica Mundial significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política.A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA


    2-A Divisão que apresenta no mapa divide entre o norte e o sul, não corresponde á divisão estabelecida usualmente pela linha do Equador,os critérios que foram utilizados para a divisão são econômicos,e não cartográficos,Percebe-se que alguns países do Hemisfério Norte como os Estados do Oriente Médio,a Índia,o México e a China,encontram-se nos países do Sul como Austrália e Nova Zelândia,pois se tratam de economias mais desenvolvidas,encontram-se nos países do Norte.


    3)B-Unimultipolar.

    4)B-Otan e Pacto De Varsóvia.


    5-Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países,que mostra que cada um deles tem um modo de economia diferente como que algumas economias são mais desenvolvidas.

    ResponderExcluir
  47. Pâmela Silva Lanes 1-F

    Resposta:


    1-A Nova Ordem Mundial,ou Nova Ordem Geopolítica Mundial significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política.A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela unimultipolaridade, uma vez que temos a supremacia dos Estados Unidos no campo bélico e político, e a emergência de várias potências no campo econômico: China, União Europeia, Japão e o próprio EUA


    2-A Divisão que apresenta no mapa divide entre o norte e o sul, não corresponde á divisão estabelecida usualmente pela linha do Equador,os critérios que foram utilizados para a divisão são econômicos,e não cartográficos,Percebe-se que alguns países do Hemisfério Norte como os Estados do Oriente Médio,a Índia,o México e a China,encontram-se nos países do Sul como Austrália e Nova Zelândia,pois se tratam de economias mais desenvolvidas,encontram-se nos países do Norte.


    3-(B) Unimultipolar.

    4-(B) Otan e Pacto De Varsóvia.

    5- O processo de Globalização está relacionado a forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. A Charge mostra a diferença econômica entre dois países.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui as respostas das atividades

Postagens mais visitadas deste blog